O projeto “Economia criativa do audiovisual brasileiro independente: o papel da criatividade e o impacto da inovação no cenário produtivo das séries televisivas nacionais: Avaliação e Propostas” se propõe a investigar como as mudanças no fomento das produtoras independentes nacionais impactaram, quantitativa e qualitativamente, o conjunto de obras de ficção seriada produzidas que receberam aporte de chamadas públicas do FSA entre os anos de 2008 e 2018, antes da paralisação da Agência Nacional de Cinema (Ancine) ocorrida no início do governo de Jair Bolsonaro em 2019. O projeto é uma parceria entre o CETVN e o Grupo de Produção e Pesquisa em Ficção Seriada (Grufics/UFPB).
Em termos empíricos, objetiva-se analisar as cinco produtoras independentes do eixo Rio-São Paulo e as cinco produtoras independentes do Nordeste que mais tiveram obras de ficção seriada produzidas e exibidas através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) nos últimos dezesseis anos. Por meio de uma análise comparativa da lógica produtiva, de estrutura de funcionamento e da variedade da cartela de produtos, será possível compreender as atuais condições e os prognósticos institucionais da economia criativa do audiovisual independente brasileiro frente às transformações tecnológicas, políticas e econômicas que se apresentam.
A partir de uma concepção de economia criativa ancorada na ideia de inovação, empreendedorismo e soluções tecnológicas, vislumbra-se o desenvolvimento de ações que possam aprofundar a retroalimentação entre a pesquisa e o setor audiovisual brasileiro, como a criação de um Hub Criativo destinado à incubação de produtoras independentes interessadas em desenvolver projetos de ficção seriada por meio de consultorias, mentorias, oficinas e workshops; a indução de acordos de coprodução entre produtoras de São Paulo e da Paraíba; e a oferta de disciplinas condensadas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da USP e da UFPB.
Em setembro de 2023, no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela Intercom em João Pessoa/PB, aconteceu o primeiro evento com resultados preliminares do projeto. Em uma mesa intitulada “Economia criativa do audiovisual brasileiro independente: relatos de uma pesquisa”, pesquisadores da UFPB e da USP partilharam como foi a estruturação do projeto, o que foi obtido até o momento e quais seriam os próximos passos. O evento foi realizado presencialmente, mas contou com transmissão ao vivo online e a gravação está disponível no canal do Youtube do Lens/UFPB (https://youtu.be/MgNn8Dl36Z8).
Os pesquisadores que integram o projeto são: Marcel Vieira (UFPB), Thiago Falcão (UFPB), Ian Abé (UFPB), Débora Ferraz (UFPB), Aianne Amado (USP) e toda a equipe do CETVN (USP).